Se você faz parte ou acabou de entrar no desafiante mundo da gestão, não perca as dicas do coordenador de marketing digital do Grupo WDS. Ótima leitura e bom trabalho! ;)
1. Lembre-se que você sempre é um modelo, então seja um ótimo exemplo.
2. Torne qualquer tipo de mudança sempre o mais suave possível.
Também deixe a sua equipe participar das decisões difíceis.
3. Mantenha sempre os feedbacks em dia, isso motiva a equipe, fale com frequência e pessoalmente.
4. Ajude a desenvolver mais habilidades do que as pessoas acham que são capazes.
5. Independente da pressão, cobrança e insegurança que você tenha, mantenha sua equipe calma e motivada.
6. Sempre segure as “bombas”
Essa é para ajudar com a número 5. Você já deve entrar no universo da gestão com isso no sangue: repasse para a equipe e tente solucionar as crises como um problema do dia a dia - quando possível.
7. Não seja somente um apagador de incêndios.
Seja um tomador de decisões, um desenvolvedor de ideias, ajude a cortar custos, e o que mais for bom para a equipe/empresa.
8. Nunca fale que você trabalha ou faz mais coisas que os outros.
Isso desmotiva a equipe.
9. Não hesite em criar uma atmosfera familiar
No fundo todo mundo sabe que trabalho é trabalho. Mas isso não quer dizer que não possa existir um ambiente "familiar" entre a equipe. Um exemplo pessoal que aprendi foi compartilhar comida! Sim, é isso mesmo! A equipe trazia receitas feitas em casa, ou até mesmo petiscos/guloseimas compradas, e isso construiu um clima muito bom, pois somos todos pessoas!
10. Compartilhe erros e conquistas!
E por fim, conquistas e erros da sua equipe, também são conquistas e erros seus, e devem ser compartilhados devidamente com a equipe.