Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Semana da Língua Italiana no Mundo

Semana da Língua Italiana no Mundo
Flávio Cardoso
out. 12 - 3 min de leitura
000

“O italiano e a rede, redes para o italiano”, é o tema da Semana da Língua Italiana que acontece todo ano em outubro. Se você também adora esse idioma, confira o texto do professor Flávio!

 

“O italiano e a rede, redes para o italiano” Este é o tema escolhido  para a XVIII edição da semana da Língua Italiana  que acontece todo ano na terceira semana de outubro.

O tema é complexo e implica muitas interpretações. O que significa, hoje, obter informações, ler, gerar pensamento crítico? As novas tecnologias nos permitem transmitir milhares de informações para um grande público e com uma velocidade incrível, mas o que permanece desta comunicação rápida e muitas vezes apressada?

No Centro Europeu os nossos alunos de italiano tem como proposta para esta semana uma elaboração de texto em língua italiana, bem como algumas atividades lúdicas em sala de aula e um grande brinde ao nosso idioma no Sabor na Ponta da Língua no próximo dia 19.

E  como curiosidade, gostaria de compartilhar com vocês algumas informações sobre o idioma que ensinamos:

Antes de mais nada para mim a  língua italiana é  uma das mais belas do mundo. É um idioma bastante sonoro e gramaticamente belíssimo.

E justamente por amar tanto, resolvi contar para vocês 5 curiosidades sobre a língua italiana.

1- O italiano é língua oficial em 6 países: Itália, Vaticano, San Marino, Suíça, Eslovënia e Croácia. Além disso, a língua italiana é falada em outros 27 países pelo mundo. É muita gente falando a língua de Dante.

2- Falando em Dante, vocês sabiam que a língua italiana que falamos hoje veio do toscano, que é a língua em que a Divina Comédia foi escrita?

Pois é, como sabemos a Itália só nasceu como país unificado em 1861, quando foi também escolhida qual das línguas faladas na península itálica seria o idioma oficial do país.

E na época, a língua com maior prestígio cultural era o toscano, justamente por causa da Divina Comédia, de Dante

 3- O alfabeto italiano possui 21 letras. Não existe j, k, w, x e y. Essas letras normalmente aparecem em palavras estrangeiras na Itália.

A letra J, quando aparece, tem som de i. Então, o famoso clube de Turim, Juvuntus F.C., é a Iuventus ou Iuve.Juventus F.C.

4- Na Itália existem línguas regionais e não dialetos, apesar de estarmos acostumados a pensar que é o contrário.

Dialetos são variações de uma língua-mãe, o que não ocorre no caso das línguas regionais faladas nas diversas partes da Itália. Apesar de todas essas línguas regionais originarem de alguma forma do latim, elas se formaram com a junção de diversas outras línguas faladas pelos povos que ali viviam.

Então, o Piemontês, o Siciliano, o Toscano, o Vêneto e etc, são línguas regionais.

5- O primeiro romance escrito na língua italiana foi I promessi Sposi, de Alessandro Manzoni. E o primeiro texto em italiano foi um grafiti do século VIII: “non dicere ille secrita a bboce” . Traduzindo seria:“Não diga estes segredos em voz alta” .

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você