[ editar artigo]

Quero empreender. Por onde eu começo?

Quero empreender. Por onde eu começo?

Cada vez mais pessoas trocam a estabilidade pela possibilidade de construir um projeto próprio, com propósito. Afinal, a paixão pelo negócio é um fator de sucesso. Descubra como começar a empreender!

A característica mais importante para um negócio é ter paixão pelo projeto. Ele deve sempre te deixar animado e com brilho nos olhos.Após descobrir qual a sua paixão, você precisa colocar a mão na massa e dar início aos seus planos.

Identificar as principais tendências do mercado e do empreendedorismo é essencial para se diferenciar da concorrência já estabelecida e criar diferenciais competitivos em novos mercados e novas profissões.

 

Independente da área que se escolha para empreender, lembre-se de seguir os seguintes passos:

1. Realizar um estudo de mercado é fundamental;

É essencial entender a concorrência e o mercado. Por isso, faça uma pesquisa profunda para se tornar um especialista no assunto.

Não fique desmotivado caso o mercado pareça competitivo demais. Você pode usar isso como uma vantagem. Um mercado inchado significa que muitas pessoas estão se dando bem nessa área de atuação. Ou seja, você também pode ser bem sucedido.

2. Cursos livres e o lifelong learning

Nunca pare de estudar e se atualizar. Hoje o mercado muda muito rapidamente e o conhecimento é fundamental para qualquer empresa. 

3. Be different!

Buscar inspiração nas grandes empresas pode sempre ser algo interessante para alimentar suas ideias. Porém não se esqueça de produzir algo único para sua marca – principalmente se estivermos falando de um site próprio.

As pessoas gostam de sites com conteúdo diferenciado e principalmente vídeos.

4. Networking

Conheça novas pessoas, participe de eventos, amplie sua rede de contatos e troque ideias com pessoas diferentes.

5. Estude seus concorrentes e suas ferramentas;

Atualmente o marketing digital tem um papel fundamental para as empresas, pois as mídias digitais nos fornecem métricas importantes para traçar estratégias. 

Além disso podemos acompanhar as ações dos profissionais e suas campanhas, quais obtiveram sucesso e como estão divulgando seus serviços. A importância de vender valor e criar uma identidade é fundamental para a leitura do seu futuro cliente, sua empresa precisa ter um propósito.

6. Comece agora!

Muitas pessoas perdem tempo pensando em como fazer as coisas serem perfeitas antes de lançarem o seu negócio. É um erro se planejar excessivamente, sem sair do lugar. Companhias de sucesso estão o tempo inteiro lançando novos produtos, mesmo que eles ainda não estejam perfeitos. A evolução e a experiência vão surgindo aos poucos.

 

 

 

Mundo Centro Europeu
Filipe Bender
Filipe Bender Seguir

Arquiteto e Urbanista pela PUC PR em 2009 especialização em Design de Interiores e Lightdesign pela UP 2017. Mentor dos cursos do Núcleo Decor do Centro Europeu: *Garden Design, Decoração de Ambientes, Design de Interiores e o Novo Design.

Ler matéria completa
Indicados para você