Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como Se Sentir Confiante Falando Inglês em Público

Como Se Sentir Confiante Falando Inglês em Público
Centro Europeu
nov. 14 - 2 min de leitura
010

Vergonha de falar inglês? Você não está sozinho! Não perca essas dicas da nossa coordenadora de idiomas Rayana Fridlund sobre como superar aquele medo natural de falar essa língua em público. Boa leitura!

 

Uma série de fatores influencia a aquisição de um novo idioma: as suas experiências anteriores, seu relacionamento com a cultura e a língua, e o seu perfil cognitivo – a maneira com que você interpreta o mundo ao seu redor. Ainda assim, muitos alunos consideram que sentir-se confortável e confiante falando Inglês em público é o maior desafio que eles enfrentam.

 

Entenda um pouquinho porque isso acontece e veja sugestões sobre o que fazer nessa situação:

“Medo de errar”: fatores psicoemocionais da linguagem

A sensação de grande desafio falando em público é uma característica particularmente comum entre os estudantes de um novo idioma que já estão em estágio avançado do seu desenvolvimento linguístico e emocional – ou seja, adultos.

Isso acontece porque, na vida adulta, nós já somos capazes de executar a maioria das tarefas do nosso dia-a-dia com grande aptidão e naturalidade. Assim, temos um alto nível de expectativa em relação à nós mesmos, adequado à alta-performance que realizamos todo os dias. Além disso, como falantes de português há décadas, temos muito controle sobre a nossa linguagem e expressão.  Já estamos acostumados a nos expressar com clareza e precisão.

Ao aprender um idioma novo, ainda não conseguimos nos expressar de forma a atender essas percepções subconscientes de alto nível de performance e controle. Então sentimos frustração, questionamos nossa capacidade de aprendizado e a nossa autoestima, neste âmbito, é prejudicada – tornando o relacionamento com o idioma ainda mais tumultuoso.

 

Busque Recursos Que Funcionem para Você

Para nos sentirmos confiantes falando um novo idioma, precisamos olhar para esse desafio de uma perspectiva pessoal. Pergunte a si mesmo: “o que preciso para me sentir bem falando inglês em público?”

Para muitos alunos, a resposta tem a ver com qualidade de fala. Eles acreditam que, se estiverem falando inglês “bem” – com estrutura gramatical adequada, com uma pronúncia agradável e com alguma fluência – eles se sentiram confortáveis falando em público. Se este é o seu caso, preparação é a chave para a sua confiança.

 

Acompanhe o  Mundo Centro Europeu para mais dicas como essas!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você