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Podcast e o Marketing de Conteúdo

Podcast e o Marketing de Conteúdo

Depois de mais de uma década, o podcast veio para ficar como uma opção perfeita para o marketing de conteúdo. Confira o post da nossa  professora de Gestão de Mídias Sociais! ;)

 

Depois de mais de uma década do seu lançamento, o podcast veio para ficar como uma opção perfeita para o marketing de conteúdo, pois leva em conta a mobilidade e o poder de decisão que o consumidor tanto preza. As pessoas não precisam ficar paradas em frente às telas para consumir o seu conteúdo, basta assinar e fazer a sua própria agenda de consumo.

Áudio first e a economia da atenção

A evolução da inteligência artificial por trás dos assistentes virtuais ativados por voz e a redescoberta das plataformas de audiolivros são apenas alguns dos sintomas do quanto o nosso tempo está cada vez mais valioso. Recursos de voz ativos ou passivos podem ser impactantes para navegar de maneira inteligente em tempos de economia da atenção.

O que eu encontro nos podcasts?

Há podcasts em diversos formatos e para várias necessidades. Um exemplo que faz muito sucesso são os programas que oferecem resumos de livro. A proposta é apresentar a essência de um conteúdo para que a pessoa fique apta à discutir sobre a obra ou tenha base para escolher uma leitura posterior em profundidade.

Em vinte minutos de caminhada ou de trânsito você pode ouvir sobre um livro.  E se você fizer disto um hábito, ao final de um mês serão pelo menos vinte!

De que outra forma você poderia saber tanto sobre tantos livros em tão pouco tempo?

Este é apenas um dos exemplos do quanto o podcast pode fazer a diferença na vida de uma pessoa.

O maior podcast do Brasil

No Brasil, o formato mais popular de programas é aquele carinhosamente chamado de "conversa de bar". Tratam-se de programas em que várias pessoas discutem acerca de um tema. Muitas vezes, mas nem sempre, trazendo especialistas para a conversa.

Um grande caso de sucesso deste formato é o Nerdcast, da dupla Jovem Nerd. Seus criadores, Alexandre Ottoni e Deive Pazos foram eleitos entre os 100 brasileiros mais influentes do Brasil pela revista Época.

Segundo o seu media kit, o programa conta com a média de um milhão de downloads por episódio consolidando-se como o maior podcast do país.

Como vender em um podcast?

Quando falamos de marketing, simplificadamente, estamos falando de todo o processo que pode impulsionar as vendas de um produto, serviço ou até mesmo de uma ideia.

Segundo Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

Partindo deste princípio, temos a oportunidade de criar conteúdos relevantes para o nosso consumidor.

Diferente das inserções que são habitualmente feitas em rádios ou na televisão, o podcast é uma mídia de nicho que permite uma comunicação muito mais intimista. É quase como uma comunicação um para um.

Uma das opções para trabalhar com esta mídia é procurar produtores já estabelecidos e com um bom engajamento e criar episódios temáticos ou divulgar promoções com cupons rastreáveis para mensurar a conversão.

Como encontrar podcasts?

Existem vários diretórios para que você encontre programas. A pioneira foi a Apple, mas atualmente Deezer, Spotify e Google também listam estas delicinhas.

Um outro diretório que você pode utilizar é o TeiaCast. Neste diretório você pode classificar os mais de dois mil programas cadastrados por categoria e pesquisar a melhor opção para a sua estratégia.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o nano curso de Produção de Podcasts.

 

A Kell é 

https://nanocursos.com.br/podcasts/

 

Mundo Centro Europeu
Kellen Bonassoli
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Founder da Cereja Flamejante - Consultoria em Marketing e Negócios Estrategista Digital no Instituto Campus Party Professora do Centro Europeu Embaixadora Tech Ladies Brasil Podcaster no Faz Bem no Mundo Podcast

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