Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A paixão pela Gastronomia

A paixão pela Gastronomia
Alexandra Rossi
jun. 22 - 2 min de leitura
000

Cozinhar tem tudo a ver com ciência. Na cozinha substitui-se tubos de ensaio, béqueres e provetas, por panelas, frigideiras e caçarolas.

Quando eu era criança, gostava de brincar de fazer misturas. Álcool com essências, plantas maceradas e ervas da horta que estivesse ao meu alcance. Meu objetivo era testar os cheiros, as texturas e quando possível e comestível, os sabores.

Eu nem imaginava que se tornaria um grande prazer inventar e reinventar pratos e escrever sobre comida! E o mais importante, a emoção que  acompanha tudo isso, a magia que me seduz todos os dias.

Mas eu pensava também eu fazer perfumes... eu queria trabalhar com cosméticos! Misturar cremes, shampoos, fazer coisas mágicas que deixassem pele e cabelos o mais cheirosos possíveis . Cheiros sempre foram minha paixão. E minha ruína.

Tenho um olfato apuradíssimo e consigo distinguir notas de perfumes e essências, temperos e especiarias, o bouquet e os aromas mais sofisticados. Isso me permite, aliado ao bom paladar, reproduzir receitas, por exemplo.

Mas é minha ruína quando tenho uma crise de enxaqueca! Pois meu ponto forte me faz sofrer com qualquer odor que não posso evitar. Nesse caso, torna-se meu ponto fraco!

De qualquer maneira, a paixão por misturas e a magia de seduzir pelo sabor, pelo aroma, textura ou algo que eu mesma possa criar e manipular, ainda é mais forte e é inexplicável.

Deve ser porque creio que a energia das coisas que fazemos é transferida para os alimentos, para as bebidas, para os perfumes.
Por exemplo: Quando cozinhamos a mesma receita, com os mesmos ingredientes, no mesmo local e sendo 2 pessoas diferentes, temos resultados diferentes. Isso porque a energia de cada um, que é passada para a comida não é a mesma. Isso se repete em todos os processos manipulados por nós.

Daí o valor de fazermos o que amamos.

Em tempos de receitas prontas na internet, em tempos de pessoas conectadas via aplicativos, vamos nos unir pessoalmente...cozinhar, conversar, estudar, olhar nos olhos, ... desfrutar da vida juntos!
 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você