Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aprenda a trabalhar na crise, sem crise! Repense agora mesmo seu modelo de negócio.

Aprenda a trabalhar na crise, sem crise! Repense agora mesmo seu modelo de negócio.
Silvana Toledo
jun. 18 - 2 min de leitura
000

Para essa talentosa designer, problema é igual a desafio. Como empreendedora, ela teve que aprender a transformar desafios em oportunidades, até encontrar o negócio que faz os seus olhos brilharem. Descubra! ;)

 

Meu trabalho é fonte de realização profissional e emocional.

Eu atuava no ramo de brindes sazonais, sempre tendo problemas com cópias ilegais das minhas criações, principalmente na região da 25 de Março em São Paulo (aliás, copiavam super mal e vendiam por 60% abaixo do meu valor).

Procurei a empresa que mais copiava minhas peças e propus que eu criaria uma coleção para ela.

Mas a resposta foi:

- Se posso copiar, por que pagar a criação??

Diante do cenário, tive que repensar meu modelo de negócio. Concluí que, se o mercado sobrevive com minhas ideias, é porque elas são boas.

Eu sempre ministrei cursos, e a partir daquele momento fechei a empresa de brindes – cortando a fonte de inspiração para cópias das empresas sem ética – e passei a capacitar as pessoas, em projetos socioambientais, empreendedores e multiplicadores de ações.

Percebi a existência de um novo nicho: o reaproveitamento de resíduos diversos.

Como Designer de produtos sustentáveis, hoje atuo em projetos socioambientais com oficinas de capacitação para a confecção de produtos e brindes, utilizando-me da Lei de Resíduos Sólidos e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Todo o meu trabalho está direcionado para o desenvolvimento humano, resgatando a autoestima dos alunos através de confecção de produtos provenientes de sobras de linha de produção.

Ao ver um produto ser confeccionado com resíduo e com ótimo resultado, há uma identificação do participante em relação ao material, se isso era "lixo" e se transformou em algo de valor, eu também posso ser transformado em alguém de valor.

Hoje já realizei parcerias com Sesi, Berneck, Faculdade Messiânica, Fundação Mokiti Okada, Rotary Club, Instituto Sorriso Sustentável, 341 Caminho para Sustentabilidade, Cáritas, Instituto Monsenhor Antunes, Ronimar Indústria de Móveis, entre muitos outros, com excelentes resultados tanto para as empresas quanto para os alunos.

Ter um propósito faz toda a diferença.

---------------

Gostou dessa história? A Silvana, que como você viu é Designer de Produtos Sustentáveis, deixou os contatos dela!

E-mail: silvana@toledodesigner.com.br

(41) 99661-9180


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você