Conheça alguns dos talentos da fotografia que já passaram pelo Centro Europeu
Ainda que já estejam envolvidos com o ofício, profissionais recém inseridos no mercado de trabalho tendem a sentir insegurança diante daquilo que produzem. Uma alternativa para adquirir uma percepção mais crítica e imparcial desses materiais é apresenta-los a outras pessoas. Na fotografia, as possibilidades de concursos ao longo do ano são diversas. Regionais, internacionais e com temas específicos, eles são engrandecedores não apenas aos contemplados, mas a todos os participantes.
Supervisora dos cursos de fotografia e artes visuais do Centro Europeu, Charly Techio, acredita que, qualquer que seja a abrangência, concursos de fotografia são sempre proveitosos. “São também uma forma das pessoas terem acesso à arte e um caminho para divulgação de quem trabalha no mercado de imagens, que tem a oportunidade de conhecer outras técnicas e linguagens”, reforça. Ela enfatiza ainda a importância do diálogo promovido entre artistas de diferentes patamares em ocasiões desse gênero. “É muito bom que a fotografia seja sempre revisitada por novos olhares, de novatos, e mantida por aqueles mais experientes em termos de carreira mesmo”, completa.
A escola já foi porta de entrada para verdadeiros talentos fotográficos. Conheça alguns dos trabalhos premiados na nossa galeria de imagens.
Foto de Gustavo Sousa premiada em 2016 com o selo da Outstanding Awards, concurso internacional de fotografia de família.
Foto do ensaio “Bon Appetit” de Janaina Ferreira, contemplado no Art Prize Laguna 2016.
Foto de Luciana Zenti que recebeu a medalha de ouro no concurso Elevate Image Competition (EUA), prêmio internacional em fotografia de parto.
Foto de Melvin Quaresma que levou o primeiro lugar no Prêmio Canon Fotografe 2013 e no Canon Olhares Inspiradores Awards 2016.