O que leva os consumidores a comprarem um produto ou serviço?
A grande maioria das pessoas pensam que os clientes compram produtos ou serviços para o simples consumo. Porém, esse conceito está errado! Os clientes compram as soluções que os produtos e serviços oferecem.
Vamos lá, para ficar mais claro. O que as Casas Bahia vendem? Móveis, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Não! As Casas Bahia vendem condições facilitadas de pagamento. Lembra-se do famoso bordão: "quer pagar quanto?" Ou seja, atende uma das principais necessidades dos clientes que é pagar suaves prestações a perder de vista...
Então, JOB TO BE DONE é a resposta a dor ou desejo do cliente.
Por que seus clientes decidem contratar o seu serviço?
A resposta para essa pergunta não é tão fácil e também não deve ser baseada em suposições. O JTBD, deve estar diretamente atrelado a sua PROPOSTA DE VALOR, que é aquele primeiro quadrante preenchido no CANVAS.
Para ficar mais claro...
◼ Case do WhatsApp
O WhatsApp tem como proposta de valor, envio e recebimento de mensagens imediatas. Sabemos que é um produto que supre uma dor comum, tornou-se essencial nas nossas vidas e fez com que a principal finalidade dos aparelhos celulares fosse deixada um pouco de lado... Sabe aquela função de fazer e receber chamadas.
Mais recentemente o WhatsApp identificou uma outra dor/ desejo dos seus usuários, que era a de vender através do APP. Atendendo ao JTBD, a empresa criou o WhatsApp Business.
Para resumir, essa ferramenta é capaz de revelar quais são as necessidades dos clientes, faz com que, você empreendedor, conheça as reais finalidades dos seus produtos e serviços. E quando você descobre isso, deixa de vender preço e começa a vender valor - tem uma diferença aí - . Além disso, permite que sejam definidas estratégias para ganho de mercado.
É fundamental pensar ou repensar no JOB TO BE DONE agora, pois as dores e desejos dos clientes mudaram devido aos impactos da pandemia. Mãos a obra!!!!