A inovação é a construção de um novo modelo mental. E este curso de Inovação promovido pelo Centro Europeu e a Furf provocaram em mim uma revolução no meu modo de pensar. Ao passar pelos seis módulos propostos, baseados na Jornada do Herói, fiquei instigada a buscar novas soluções para meus anseios profissionais e em colocar em práticas minhas idéias, para logo transformá-los em projetos no mundo real.
Com as ferramentas oferecidas pelo Maurício e pelo Rodrigo durante o curso, acredito que tenho muitas possibilidades de seguir com essas propostas, sendo inovadora e me sentindo renovada.
Tenho a certeza que a satisfação que sinto agora com todo esse aprendizado não se trata de “fogo de palha”, porque o curso termina justamente com preciosas dicas para cada profissional continuar se desenvolvendo e colocar em prática os conhecimentos conquistados.
Durante chamou muito a atenção o exemplo dado sobre a arte inovadora de Pablo Picasso e como serve para cada um de nós, nos diversos campos de atuação: antes de ele ousar no que o consagraria com o Cubismo, Picasso aprendeu e dominou toda a pintura clássica.
Assim nós também precisamos entender nossos campos de atuação para podemos inovar. É preciso conhecer para transformar.
Sou jornalista e fui aluna do Cristóvão Tezza, durante o curso de Letras na UFPR. Ele, é um escritor consagrado e em sala de aula era de uma generosidade incrível conosco. Sendo também especialista em Linguística, a ciência da linguagem, ele dizia algo parecido: dizia que era preciso conhecer a língua para só então subvertê-la.
Ou seja: as pretensões dos meus colegas de classe a serem grandes escritores carecia do conhecimento.
Inovar requer também a humildade de seguir aprendendo, adquirindo conhecimento e experiências de mundo.
Isso também foi destacado durante o curso, inclusive sobre as qualidades dos profissionais que se destacam hoje e se destacarão no futuro.
As experiências também evem a partir do outro, com as conexões, as "pontes" feitas com especialistas de outras áreas. Somando conhecimentos é possível fazer novas perguntas e chegar a novas respostas. E inovar.
Essas foram apenas algumas das lembranças e novidades que tive durante o curso. Por isso, agradeço a oportunidade de ter participado dessa jornada.