Preparamos uma aula básica de Google Ads especial para o empreendedor que quer se familiarizar com o assunto para aumentar seus resultados digitais! Confira e fique ligado no Digital School! ;)
Imagine que você está no shopping para fazer as suas compras de Natal. Você ainda não sabe o que vai dar de presente para a sua mãe.
Você vai passar na frente de quantas vitrines? E em quantas lojas vai realmente entrar? Todas as lojas querem que você entre, é muita competição pela sua atenção.
Agora imagine que você já tem uma ideia do que quer comprar. Exemplo: uma blusa.
Você vai direto na loja que procura! A chance de você fazer a compra é muito maior do que quem está passeando pelas vitrines.
O Google Ads é o esforço que a loja de roupas faz para você, que está procurando por ela, encontrá-la no Google.
Pensando nisso, vamos às definições:
Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google.
Imagem: https://resultadosdigitais.com.br/blog/google-ads/
Há vários tipos de anúncios do Google Ads. Além dos anúncio de texto, também há vídeos, gráficos e os de aplicativos.
Imagem: https://ads.google.com/home/how-it-works/
Vamos falar sobre os de texto, que são exibidos com os resultados de pesquisa.
Eles são aqueles que aparecem com aquela indicação que diz: “Anúncio”. O resto faz parte da busca orgânica, ou seja, não se pagou para estar ali.
ROI (return over investment) é a porcentagem de retorno do investimento que você fez.
Então, se o seu ROI foi de 200%, significa que, se você investiu 100 reais, você teve um retorno de R$200.
E quanto você paga?
Você decide o seu orçamento!
Ao final da campanha, você só paga pelo resultado que conquistou, ou seja, os cliques que seu anúncio recebeu.
Esse sistema é chamado de publicidade PPC (pay per click). Ou seja, se ninguém interagir com o seu anúncio, você não paga nada.
E como se trabalha com isso?
Tudo é administrado pelo https://ads.google.com/
Como as palavras-chave são disputadas por muita gente, você participa de um verdadeiro leilão para utilizá-las.
E não necessariamente pagar mais significa ser o primeiro da lista de anúncios.
O Google analisa os lances que você dá para as palavras-chave e relaciona com a qualidade do seu anúncio!
Por isso, é possível que você tenha um orçamento menor e obtenha mais sucesso que alguém que pagou mais. Por quê? Porque o seu anúncio foi considerado mais relevante que os outros!
O Google está sempre se atualizando, mas algo que ele nunca vai deixar de valorizar é a relevância do conteúdo! Confira o post do nosso professor Thiago Lima sobre como funciona o marketing em ferramentas de busca.
Para se aprofundar mais no assunto:
https://ads.google.com/home/how-it-works/
https://neilpatel.com/br/o-que-e-google-adwords-e-como-funciona-o-guia-passo-a-passo/