Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Edição: dicas para selecionar suas fotos

Edição: dicas para selecionar suas fotos
Charly Techio
jun. 18 - 2 min de leitura
000

No post anterior, falei sobre as dificuldades de se escolher imagens para mostrar ou publicar depois de uma viagem, o que acontece com a maioria das pessoas, fotógrafas ou não. Imagine então se você trabalha com fotografia e depende do que mostra para conseguir mais espaços expositivos ou trabalhos? 

A escolha das imagens para montar um portfólio é fundamental! É o que vai direcionar o seu trabalho e atrair o perfil de clientes que deseja. E para trabalhos autorais, escolhas erradas podem dar um sentido equivocado ao conjunto do material.

Essas decisões são muito particulares, então faça uma viagem interna e se pergunte o que quer, tenha em mente qual a sua intenção com determinado trabalho e comece este processo.

Uma ótima dica é imprimir as fotos e colocar em algum local de sua casa ou do seu trabalho que possa ficar à vista, colar numa parede do quarto, por exemplo, pois toda vez que passar por elas, vai olhar e poderá mexer nas imagens, tirar, colocar, mudar de lugar, e isso vai amadurecer sua visão sobre as imagens.

Não tenha apegos emocionais, não hesite em tirar o que você acha que poderia ter ficado bom se tivesse feito de outra forma, já é um indício de que mesmo sendo um assunto interessante, não conseguiu passar sua ideia pela imagem.

Peça a opinião de um profissional, um professor, alguém que tenha relação com arte, fotografia, ou estética; nem sempre um familiar  tem o olhar apurado necessário para te auxiliar, mas pode valer se fizer as vezes de um cliente. E lembre-se, cada um vê e lê as imagens de acordo com sua própria bagagem cultural, então, é bom ter a visão de mais de uma pessoa, e sempre filtrar de acordo com suas características.

A arte transparece nossas personalidades, então fotografe muito, mas pense antes de publicar tudo. Uma boa edição (seleção de imagens) faz um trabalho tomar um corpo único, mostra o fotógrafo que você é, e mais ainda, mostra quem você é.

Fotos: Natureza Dual IV e II (Charly Techio, 2015)

 

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você