[ editar artigo]

Edição: dicas para selecionar suas fotos

Edição: dicas para selecionar suas fotos

No post anterior, falei sobre as dificuldades de se escolher imagens para mostrar ou publicar depois de uma viagem, o que acontece com a maioria das pessoas, fotógrafas ou não. Imagine então se você trabalha com fotografia e depende do que mostra para conseguir mais espaços expositivos ou trabalhos? 

A escolha das imagens para montar um portfólio é fundamental! É o que vai direcionar o seu trabalho e atrair o perfil de clientes que deseja. E para trabalhos autorais, escolhas erradas podem dar um sentido equivocado ao conjunto do material.

Essas decisões são muito particulares, então faça uma viagem interna e se pergunte o que quer, tenha em mente qual a sua intenção com determinado trabalho e comece este processo.

Uma ótima dica é imprimir as fotos e colocar em algum local de sua casa ou do seu trabalho que possa ficar à vista, colar numa parede do quarto, por exemplo, pois toda vez que passar por elas, vai olhar e poderá mexer nas imagens, tirar, colocar, mudar de lugar, e isso vai amadurecer sua visão sobre as imagens.

Não tenha apegos emocionais, não hesite em tirar o que você acha que poderia ter ficado bom se tivesse feito de outra forma, já é um indício de que mesmo sendo um assunto interessante, não conseguiu passar sua ideia pela imagem.

Peça a opinião de um profissional, um professor, alguém que tenha relação com arte, fotografia, ou estética; nem sempre um familiar  tem o olhar apurado necessário para te auxiliar, mas pode valer se fizer as vezes de um cliente. E lembre-se, cada um vê e lê as imagens de acordo com sua própria bagagem cultural, então, é bom ter a visão de mais de uma pessoa, e sempre filtrar de acordo com suas características.

A arte transparece nossas personalidades, então fotografe muito, mas pense antes de publicar tudo. Uma boa edição (seleção de imagens) faz um trabalho tomar um corpo único, mostra o fotógrafo que você é, e mais ainda, mostra quem você é.

Fotos: Natureza Dual IV e II (Charly Techio, 2015)

 

 

 

 

 

 

 

 

Mundo Centro Europeu
Charly Techio
Charly Techio Seguir

Fotógrafa e artista visual. Professora de Foto Arte. Supervisora do Curso de Fotografia do Centro Europeu. Trabalha com fotografia autoral há mais de quinze anos, com exposições em várias cidades do Brasil, Nova Iorque, Helsinque e Berlim.

Ler conteúdo completo
Indicados para você