Entender o que é inovação é sempre algo bem complicado, ainda mais no mundo em que vivemos, quando inovar é algo que precisamos fazer todos os dias, horas e segundos da nossa vida, seja no aspecto profissional ou pessoal. Inovar se tornou parte do mindset coletivo e skill básica em todas as vagas de emprego.
Mas o que exatamente é a inovação? Como podemos trabalhar para que seja um processo otimizado, bem trabalhado e obviamente, com aplicações práticas?
A inovação parte de um principio básico: conhecimento atrelado a criatividade. Dizendo isso, não resumo apenas a ser criativo, ou a ter apenas conhecimento. Nem me refiro a criatividade artística, mas não a tiro totalmente da jogada. Às vezes, é preciso apenas ter uma simples ideia, nem que seja trocar A por B em uma situação já existente.
A ideia que temos que inovação é tudo aquilo que muda algo dando uma guinada monstruosa e altera todos os nossos conceitos e percepções, ainda é muito difundida e precisa cair em desuso. Inovação é pensar diferente diante de uma situação existente. É trabalhar de maneira inteligente para se chegar a um objetivo interessante e que possa ser utilizado como futuros parâmetros.
Inovar é ver o mundo com outros filtros, com olhos mais românticos, mais cirúrgicos. Inovação está ao nosso redor, está dentro de nós e está no mundo que nos certa. Apenas precisamos saber tocar a primeira nota, e trabalhar a música a partir dai.