[ editar artigo]

Papo Europeu com Nicolle Gora!

Papo Europeu com Nicolle Gora!

Entrevistamos Nicolle Gora, supervisora do núcleo de moda no Centro Europeu. Além de pesquisadora de novas tendências e tecnologias, Nicolle também é consultora de gestão em moda e educadora. Confira! ;)

 

Como foi o seu primeiro contato com Design de Moda? O que fez você se encantar pela área?

Assim como muitas pessoas, minha primeira formação foi em Arquitetura e Urbanismo. Trabalhava em um escritório conceituado em Curitiba, mas não era feliz. Enquanto trabalhava durante o dia, comecei um curso de desenho de moda à noite, e me apaixonei! Larguei tudo e fui estudar em Barcelona, onde fiz a faculdade de Design de Moda e nunca mais parei…

 

Qual é a realidade de quem trabalha com moda hoje? Quais são as oportunidades e os desafios?

A tecnologia tem mudado a forma como nos relacionamos, conversamos, consumimos. No mercado da moda,  muda processos, sistemas e principalmente a forma como nos comunicamos com o cliente. A tecnologia conecta  e dá voz às pessoas. Estar atento a essas mudanças é essencial para se trabalhar no segmento da moda atualmente.


Nesse novo cenário, pequenas e grandes empresas , marcas autorais, slow fashion, moda sustentável, pesquisadores de tendência, influenciadores digitais de moda, consultores, produtores e stylist, todo mundo tem seu espaço aqui e fala para um mercado global, graças à tecnologia.  


Assim, trabalhar com moda é apaixonante, pois é dinâmica, sempre em transformação. Moda é o retrato de um tempo, do comportamento da sociedade. Trabalhar na área exige muito interesse em tendências, estar sempre em movimento e não ter medo de mudanças. Mas também se atualizar constantemente, observar o mercado e suas transformações.

 

Quais são as habilidades exigidas para quem quer trabalhar na área?

Ser curioso (o primeiro passo para uma pessoa ser criativa), interessado em  áreas diversas como artes, arquitetura, cultura em geral, viagens, cinema, fotografia, tecnologia, economia. Estar atento às macrotendências e tendências de mercado. Persistência , vontade de aprender e se atualizar sempre. Comprometimento e prática da gestão do tempo. Mas ainda, uma pitada de intuição.

 

Você tem dicas de leitura, filmes e/canais do YouTube para quem está no início da carreira?

Filmes e documentários:
The Next Black. O documentário fala sobre o futuro da moda


The Social Fabric. O documentário fala sobre as peças de vestuário, tecidos e padrões que são icônicos no meio da moda, mas que variam seus  significados em diferentes locais e grupos sociais .


Fresh Dressed. O documentário mostra como o modo de vida e a formação de gangues nos anos 1970 em bairros como o Bronx, em Nova Iorque (EUA). Uma aula sobre moda, cultura americana e hip-hop.

https://www.netflix.com/br-en/title/80038962


The True Cost.  O documentário aborda os impactos ambientais e sociais da indústria da moda.


Advanced Style. Acompanha a vida de 7 senhoras fashionistas de NY.


Leitura:

The Black Book Of Fashion: como ganhar dinheiro com moda. Faccioni, Jorge.

 

Moda com propósito. Carvalhal, André.

 

Moda & Sustentabilidade. Design para a mudança. Fletcher, Kate.

Pelo mundo da Moda. Criadores, grifes e modelos. Pacce, Lilian.

Resultado de imagem para Cartas a um jovem estilista. Herchcovitch, Alexandre.Cartas a um jovem estilista. Herchcovitch, Alexandre.

Mundo Centro Europeu
Centro Europeu
Centro Europeu Seguir

Profissões e Idiomas

Ler matéria completa
Indicados para você