Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os insights sobre Inovação

Letícia Zem Messias
jul. 22 - 2 min de leitura
000

O primeiro contato que tive com a Furf foi durante a semana do calouro na Universidade Federal do Paraná, onde faço Design de Produto.

Neste curso de inovação, a sensação de inspiração e admiração foi a mesma. Apesar de algumas coisas já serem conhecidas por parte do que aprendo na faculdade, ainda foi possível gerar insights e conexões valiosas. Tudo gera um aprendizado, sejam experiências, repertórios, cursos, relações sociais e a própria vida; somos eternos aprendizes, como dito no curso. Inclusive, gostei da quebra de expectativa que tive, ao perceber que o curso não se direcionava somente a designers e sim a qualquer pessoa.

Pude perceber como os repertórios se conectam na prática, relembrando de outros cursos, projetos e livros, como o “Design para a inovação social e sustentabilidade” do Ezio Manzini (recomendo!).

Alguns dos principais insights que tive foram:

- Como conhecer a história, materiais e processos de outros produtos (até os mais simples) pode enriquecer e abrir um novo olhar para pensar novas soluções e possibilidades em outros contextos;

- Como é importante a etapa de Imersão, para entender verdadeiramente o problema, com empatia e alteridade, para então decidir onde atuar, se na causa, consequência ou conscientização;

- A riqueza e a importância da construção conjunta. Como diversas perspectivas realmente fazem a diferença dentro de um projeto;

- Quando você realiza uma tarefa ou hábito com muita frequência, é quase natural e inconsciente que você vá pensando em maneiras de melhorar e otimizar aquilo. Todos somos criativos.

É interessante pensar também na importância da ação e do equilíbrio na vida. Quando você começa a se arriscar mais, a pensar mais “o máximo que pode acontecer é dizerem não” ou “não custa tentar” é como se a vida desse uma virada de chave para um mundo muito mais cheio de oportunidades. Acredito também no equilíbrio entre as quatro riquezas, pois se não estivermos bem para cuidarmos de nós mesmos, como cuidaremos dos outros e do mundo?

A inovação se mostra então, de uma maneira mais palpável e clara, como a soma de algo disruptivo e viável, que causa um impacto positivo no mundo. A partir deste momento, ela se torna algo menos abstrato e parece soar muito mais possível, reduzindo a certa pressão e ansiedade que a palavra carregava pra mim.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você