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Instagram Ads | O que você precisa saber para começar a investir - Parte 1

Instagram Ads | O que você precisa saber para começar a investir - Parte 1

Uelyn (Lely) Thais, analista de performance do EBANX, dá uma verdadeira aula para o empreendedor que quer investir no Instagram Ads para melhorar seus resultados. Acompanhe essa série de posts! Boa leitura!

Recentemente o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, mantendo o posto de uma das maiores redes sociais do mundo. De acordo com o Statista, o Brasil está em terceiro no ranking de países com mais usuários, chegando a 64 milhões em 2018. Ou seja, um lugar perfeito para construir sua presença de marca e vender seus produtos.

Dados divulgados pelo próprio Instagram mostram que 2 em cada 5 brasileiros já fizeram compras inspirados pelo Instagram, sendo 84% das compras online e 33% em loja física. Além disso, 80% dos usuários brasileiros seguem empresas e acompanham as postagens semanalmente.

Motivos não faltam para você começar a investir em publicidade nessa rede social. Das grandes empresas até as pequenas, o Instagram tem desenvolvido ferramentas que ajudam cada vez mais a expor uma marca ou um produto, como botões de seleção de produto e compra direto no Feed e nas Histórias.

Vamos agora entender como funciona a publicidade no Instagram?

A rede de anúncios do Instagram funciona da mesma forma que o Facebook, tanto que ambos usam a mesma plataforma para configuração, publicação e acompanhamento das campanhas. Os anúncios possuem vários formatos, como vídeo, foto, histórias, mas todos são posts que aparecem na linha do tempo dos usuários permitindo que eles interajam com sua marca, seja curtindo, se comunicando através do Instagram Direct ou até realizando uma compra.

Para começar a anunciar tanto no Instagram como em qualquer outra rede social, é importante realizar um pequeno planejamento definindo seu objetivo, público e o que deseja comunicar. Com isso em mente, fica fácil de mensurar resultados e não perder dinheiro, pois um dos maiores erros ao iniciar o investimento em publicidade é não ter um objetivo claro e esperar que magicamente suas vendas aumentem no momento em que o anúncio está no ar.

A dica agora é pegar um papel e uma caneta e responder as perguntas abaixo, isso vai te guiar no início:

1- Qual seu objetivo?
O que você quer ter de retorno com seus anúncios? Divulgar uma nova marca? Aumentar a venda de determinado produto? Comunicar novos produtos?
Exemplo: Tenho uma marca nova quero que as pessoas conheçam ela.


2- Qual seu público-alvo?
Reúna o maior número de informações sobre o público que você deseja atingir, isso vai ser indispensável para criação da sua campanha.
Exemplo: Mulheres de 30 a 40 anos, que frequentam academia, tem filhos e moram em Curitiba.


3- O que você quer anunciar?
Escolha ser específico e resolver um problema ao invés de comunicar vários tópicos. Exemplo: Promoção de 30% em roupas para praticar esportes.

Com todas as respostas você consegue encaixar seu planejamento dentro da plataforma de anúncios do Instagram que é composta basicamente por Objetivo de Campanha, Segmentação de Público-Alvo e Anúncios. Saber muito bem esses três pontos facilita a compreensão de todo funcionamento da ferramenta.

Objetivos do Instagram

Os objetivos de campanha são divididos em três principais pontos da jornada de compra do consumidor: Reconhecimento, Consideração e Conversão, cada um deles agrupa tipos de campanhas que você pode criar.

Reconhecimento
Esse objetivo é usado para fazer com que as pessoas saibam que sua marca, produto ou serviço existem, através do alcance.

Consideração
Fornecer mais informações para potenciais clientes levarem em consideração a sua marca na hora de comprar.

Conversão
Aumentar vendas de um determinado produto ou aumentar visitas em sua loja física, se você deseja que o cliente realize qualquer tipo de transação esse é o objetivo ideal.
 

Segmentações de Público-Alvo do Instagram

Existem inúmeras possibilidades para encontrar seu público-alvo. Com as segmentações, é possível combinar dados e encontrar o perfil que você quer atingir.

Localização
Baseado na localização do público, como rua, cidade, país ou região.

Demográfica
Escolha uma audiência usando informações como idade, gênero e idioma.

Interesses
Segmente pessoas através dos seus interesses como páginas que curte, assunto que mais interage, etc.

Comportamento
Identifique um público de acordo com seu comportamento dentro e fora das redes sociais.

Público Personalizado
Crie sua própria audiência através dos emails ou telefones dos clientes da sua empresa. O Instagram faz um levantamento e te proporciona uma lista personalizada onde você pode direcionar um tipo de anúncio para as pessoas que já conhecem sua marca.

Público Semelhante
Encontre pessoas semelhantes às que já interagiram com sua marca e possuem maior probabilidade de gostar do seu produto ou serviço.

Definição de Público Automática
Caso você esteja com dúvidas, o próprio Instagram pode te ajudar a encontrar um público-alvo com base na localização, interesses e comportamentos.

Anúncios do Instagram

Foto
Encontre a forma ideal de transmitir o que você deseja anunciar em uma foto. Ela pode estar no formato quadrado ou horizontal.

Vídeo
Combine imagem, som e movimento para chamar atenção do seu público. Os vídeos podem ter duração de no máximo 60 segundos.


Carrossel
Quer divulgar mais que um serviço ou produto? Use o formato de Carrossel onde as pessoas podem passar o dedo para ver várias fotos ou vídeos em um único anúncio.


Coleção
Através de vídeos, imagens ou ambos você consegue mostrar um conjunto de produtos, de forma fácil adaptada para compra.


Histórias
Esse formato dinâmico de mostrar um conteúdo por apenas 24 horas na tela inteira do celular ganhou o público. São mais de 400 milhões de usuários ativos, sendo que ⅓ das histórias visualizadas no Instagram são feitas por empresas e atualmente 50% das empresas produziram histórias no último mês. Se você está em dúvida com qual tipo de anúncio começar essa é uma aposta certa.

 

Contato da Uelyn! ;)

https://www.linkedin.com/in/lelythais

Fontes:
https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/
Dados Internos Instagram 2017/2018.

 

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