Sim, é isso. Falar sobre o curso de Inovação do Centro Europeu é falar sobre como esta jornada reverberou em mim. No meio de todo o caos, da falta de tempo mesmo no exilamento social, o curso de inovação serviu para esquentar o coração sobre as possibilidades, sonhos, metas e desejos que precisamos ter, independente dos poréns que nossa atualidade embarga.
Um momento curioso foi minha chegada ao módulo de referências, que fez me sentir descoberta. Cheguei ao curso com a ideia de compreender o modelo mental destes mentores que me inspiram dentro do Brasil, e qual não foi minha surpresa ao saber que mesmo eles, também fazem isso!
O maior insight que tive durante o curso é como a Inovação é uma postura, que você a projeta para > adquiri-la e assim > mantê-la. Ela não se encerra numa descoberta, numa criação ou em uma ideia, ela é cíclica e constante.
E para auxiliar meus aliados que leêm este texto, gostaria de indicar o livro "Inovação Reversa".
Escrito pelo autor indiano Vijay Govindarajan, este livro foi uma descoberta ao entender a capacidade de valor que inovação local tem. Como um antídoto ao senso comum de que soluções boas são aplicáveis globalmente, o conteúdo demonstra como solucionar problemas locais em países subdesenvolvidos são capazes de gerar inovações aplicáveis para o mundo rico.
Por fim, saio feliz por ter feito este curso que me provocou a pensar em aplicações após o encerramento de cada vídeo, e que pelos ensinamentos adquiridos nele, perdurará por muito mais em meu dia a dia.
Obrigada por terem feito este curso, que durará muito mais do que eu esperava =)
Adicional: Gosto também deste vídeo sobre Empatia, há quem interessar aumentar sua capacidade empática e compreender como potenciálizá-la [o termo alteridade também pode ser um ótimo conceito a ser estudado].