Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Multipotencialidade: seja tudo que você acredita!

Multipotencialidade: seja tudo que você acredita!
Ana Carolina Penso
jul. 16 - 5 min de leitura
000

Fazer e ser muitas coisas ao mesmo tempo faz parte do seu DNA? É possível conciliar vários talentos dentro da sua jornada profissional! Confira esse texto super descontraído para assumir a sua multipotencialidade.

 

Multipotencialidade. Que lance é esse? Vamos lá, vou te apresentar a minha turma, que descobri, quase sem querer; em uma das minhas inúmeras jornadas insanas à procura de assuntos interessantes nas livrarias.

Toda a minha vida fui atormentada pelas borbulhantes perguntas: "- O que você quer ser quando crescer?" ou então "- Qual sua profissão?". Sempre foi bem complicado responder ambas pois a única certeza que sempre tive era a de que eu queria muito mais do que somente uma opção! Imaginar passar o resto da minha vidinha fazendo a mesma tarefa sempre foi torturante, para não dizer ameaçador.

Fiz Design de Produto, Design de Moda, Estilismo, Estilismo de Confecção Industrial, Inglês, Administração, Empreendedorismo, Boulangerie, Patisserie, Pintura Bauernmarelei, Corte e Costura, Estudei com afinco Tendências e Comportamentos de Consumo e a lista vai longe... Me achei? Por enquanto. Vou te contar o que acontece na história de minha vida. 

Encontro um tema que me arrebata o coração, seja ele uma receita, uma faculdade, um curso ou um livro. Aquilo me consome dia e noite. Penso incansavelmente sobre o assunto escolhido, como uma paixão arrebatadora, entende? Consumo todos os livros, vídeos, posts, locais e cursos que dizem respeito ao tema da paixonite. Entendo o contexto, pratico e transformo em algo tangível como business; perfeito né? 

Seria perfeito, em um cérebro horizontal, o meu é um mapa cheio de ruas! Dali um tempo, podem ser dias, semanas, meses ou anos; viro a página, enjoo, canso do assunto e parto para o próximo. Muitas vezes trabalho em cima de até 6 projetos ao mesmo tempo, não tenho uma regra, faço o que o coração manda. 

Este ano tive um burn out, cansei mentalmente de uma forma que nunca tinha acontecido anteriormente. Isso que nem te contei que tenho marido e dois filhos pequenos. Isso mesmo. Enlouqueci. Comecei a questionar a importância de cada um dos compromissos assumidos. Percebi que muitos deles já não acrescentavam o conteúdo bacana, para fazer com que o trabalho seja envolvente e penetrante. 

Foi então que me deparei com o termo MULTIPOTENCIALIDADE, que no Brasil ainda não é tão difundido mas fora daqui já tem certa representatividade.

O que é ser multipotencial? 

  1. Gostar de inúmeros assuntos e estudá-los ao mesmo tempo.
  2. Ter multi habilidades, em áreas diferentes.
  3. Não se identificar com um só grupo.
  4. Não saber responder a pergunta: "- Qual sua profissão?"
  5. Leitor ávido e compulsivo.
  6. Amar estudar.
  7. Curioso compulsivo.
  8. Aprendizado rápido.
  9. Adaptabilidade.
  10. Autodesenvolvimento.

Numerei apenas dez características, que tem relação com a minha personalidade, a sua pode ser diferente, os multipotenciais são únicos e cada um segue o seu padrão.

Existem os que são multitarefas, ou seja, desenvolvem dois ou mais projetos ao mesmo tempo e os sequenciais, que desenvolvem com afinco um projeto e logo engatam em outro, sem fim! Eu estou no meio dos dois, tenho períodos de dedicação a um só projeto e outros de insanidade mental completa, onde faltam horas em meu dia para fazer tudo o que tenho vontade.

E agora, fazer o que com tudo isso? Pergunta boa pra caramba! Eu estou criando meu FOCO. Não existe a possibilidade de deixar de ser quem sou e no que acredito, tenho como bandeira, a VERDADE, e parte dessa verdade é me aceitar como sou e usar isso da melhor forma possível. 

Minha estratégia é definir um FOCO, trabalhar com mais intensidade nele e administrar meus outros interesses em paralelo. Sem regras rígidas.

Eu sou empreeendedora mas você também pode ser um intra empreendedor, ou seja, ser um pacote de skills, dentro de uma empresa. Sim, é possível! Como fazer? Sendo verdadeiro e procurando gestões que aceitem suas qualidades, aceitem sua multipotencialidade. O mundo mudou, as empresas estão mudando. 

Seja verdadeiro com seu espelho; comprometa-se com sua verdade. Descubra quem você é e quem você pode ser no mundo!

Quer saber mais sobre isso? Leia o livro HOW TO BE EVERYTHING de Emilie Wapnick ou assista o TED dela no YouTube.

Vamos fazer um exercício hoje? Se você ficou com a pulga atrás da orelha, olhe para dentro, analise sua história e descubra-se! 

Bora sermos felizes! 

Ana Penso é supervisora do curso de Design de Produto do Centro Europeu.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você