Sabe quando as relações no trabalho não andam lá aquela maravilha? Confira o texto da professora do Nano Curso de Comunicação sobre o problema mais comum nas empresas e no empreendedorismo.
Sabe quando as nossas relações no trabalho não andam lá aquela maravilha? Temos dificuldade de estabelecer um diálogo produtivo com os outros e parece que ninguém nos compreende. Esse é provavelmente o cenário mais comum dentro das empresas e até mesmo no empreendedorismo, mas não deveria ser.
Além das nossas atividades diárias, metas para cumprir, responsabilidades, reuniões, estamos cercados de pessoas, certo? Elas são componentes fundamentais na nossa rotina, temos que lidar com elas boa parte do nosso dia.
E se a gente conseguisse aprender a se comunicar com elas de forma mais assertiva? E se pudéssemos lidar com elas de forma leve, e transformar nossos problemas em soluções?
Essa é a tarefa de um bom comunicador, saber identificar diferentes perfis de pessoas, entender como elas pensam, compreender suas perspectivas, entrar no mundo delas e ter empatia por seus sentimentos e emoções. E o começo de tudo isso é simples: precisamos aprender a escutar.
Aprendendo a escutar
Quando falo em aprender a escutar, estou falando de níveis muito mais profundos do que estamos acostumados. Fomos criados em uma cultura que favorece as pessoas que falam mais, desvalorizando as que preferem escutar. Aprendemos a interromper a fala do outro e a diminuir seu espaço de expressão.
Os bons ouvintes ficaram de lado, o que é uma pena, porque eles possuem uma habilidade incrível!
Eu sempre adorei escutar pessoas e suas histórias, mas confesso que isso sempre me incomodou, porque me percebia muito diferente dos outros, que eram mais comunicativos.
Estudei para entender se escutar poderia ser um defeito ou uma qualidade e encontrei termos muito interessantes, como a “introversão” e a “escuta ativa”.
No próximo texto, você vai ler sobre esses conceitos e como estão relacionados!
Se interessou pelo assunto? Vem mais conteúdo por aí!
A Alessandra Boldrini é especialista em Marketing Digital e Consultora de Comunicação. Ela é Practitioner em Programação Neurolinguística e nossa professora do Nano Curso de Comunicação.