A Mara tem 31 anos de experiência como professora, e reuniu algumas das suas lições ao longo dessa trajetória. Ela fala sobre desafios, reconhecimento, remuneração e, principalmente, sobre satisfação profissional. ;)
Durante muito tempo na minha caminhada como professora ouvi muitas queixas sobre ganhar pouco e trabalhar demais.
Quanto a trabalhar demais, nada que se faça com dedicação e que busque a excelência pressupõe pouco trabalho ou trabalho fácil.
E a remuneração? De fato ninguém fica milionário nessa profissão. Mas também é verdade que ninguém iniciou ou escolheu essa carreira com essa ilusão.
Além do que, ninguém morre de fome no magistério. Um bom professor sempre terá emprego e reconhecimento.
Reconhecimento! Aí está uma palavra que sempre me motivou.
Não aquele reconhecimento do: “Ah! Como você é maravilhosa!”, mas aquele reconhecimento do trabalho bem feito, da dedicação necessária, da crença de estar fazendo algo que vale a pena, do perceber a diferença que você pode fazer na vida de outras pessoas.
Foi dessa forma que fui ensinando e aprendendo nos 31 anos de trabalho na educação pública, com algumas experiências concomitantes na rede privada.
O conhecimento envelhece quando não é alimentado ou não é mantido em constante alerta para o novo e suas possibilidades de fazer melhor.
E aqui estou eu, dividindo com outros profissionais da educação a experiência, não acumulada, mas sim construída ao longo desse tempo, enquanto continuo a aprender.
Para ser feliz e sentir-se realizado nessa profissão é preciso acreditar!
1. Acreditar naquilo que faz.
Acreditar que seu trabalho pode oferecer uma nova visão de mundo. Que por meio de sua ação, você pode contribuir para a mudança e desenvolvimento de confiança e autoestima daquele que ensina.
2. Acreditar no potencial daquele com quem e para quem trabalha.
Todos aprendem. Nem todos aprendem igual. A qualidade do que se aprende está proporcionalmente ligado à confiança que se tem na capacidade de aprender.
3. Acreditar na própria capacidade de aprender e reaprender.
Nenhum conhecimento está pronto. Todo conhecimento pode ser reaprendido e renovado.
4. Acreditar na possibilidade de desenvolver nos seus aprendizes a alegria de aprender.
Aprender não precisa ser uma atividade maçante, que sobrevive somente das ações repetitivas e reprodutivas. Ensinar e aprender tornam-se ações muito mais eficazes e estimulantes quando acompanhadas do desafio do pensar e criar.
5. Acreditar na riqueza dessa profissão.
Nem sempre o ganhar mais ou obter maior lucro trará toda a satisfação pessoal. Um professor é rico de ideias e ideais. Um professor sonha sem tirar os pés do chão. Um professor acredita no que faz, mas está sempre atento a maneiras de fazer melhor. Um professor inicia toda e qualquer possibilidade do desenvolvimento de outros profissionais.
Um professor pode ser rico. Não pelo que ganha, mas sim pelo que faz.