[ editar artigo]

A Fotografia Autoral

A Fotografia Autoral

Como fotógrafos, temos várias áreas nas quais podemos nos dedicar, mas a fotografia autoral é especialmente encantadora. É aquela que você faz por amor, por ímpeto, por obsessão. Vamos juntos nessa? ;)

A fotografia autoral é aquela vontade de criar que faz com que você se mova para lugares que não iria normalmente, ou acorde em horários inimagináveis para conseguir a luz certa.

Nela, o visor da câmera é a tela em branco, onde o artista cria a imagem que quiser, dando sentidos diversos a cena capturada. E o resultado pode ser documental, social ou imaginário, o importante é se expressar e mostrar seu modo de ver o mundo.

Temos um curso dedicado a autoria de imagens no Centro Europeu, e os projetos realizados pelos alunos nos levam a ver através de seus olhos, com as temáticas escolhidas por cada um, partindo de seus interesses pessoais.

O Aurelio Peluso criou uma apresentação inusitada de seu projeto "Para lá, onde" sobre religiosidade, com fotografias de Aparecida do Norte. Nele vemos a importância da apresentação como complemento do conceito. Aurelio apresenta imagens fortes e belas em pequenos monóculos, nos trazendo para a intimidade da fé de cada um. 

O trabalho "Hidden - oculto à primeira vista" da Ariane Labre flerta com a natureza em detalhes quase como  recortes de pele, costurando cenas de um microcosmo através de texturas e cores num painel de grande proporção.

Com um olhar mais documental, mas não convencional, "Caranguejeiros" de Andre Pessoa nos mostra a vida dos pescadores de caranguejo do litoral do Paraná, num preto e branco inspirador, com a beleza de cenas que passam despercebidos no dia a dia dos trabalhadores.

E por fim, Dani Leela nos apresenta em "Feminino Essencial" a delicadeza e a força desses corpos tão retratados na arte, e por ela inseridos na floresta como que numa comunhão entre a mulher e a mãe natureza.

E assim vemos que o olhar particular se destaca na fotografia, que um trabalho autoral vai além do clique, que a forma de expor acrescenta no conceito final, e nada como ver isso ao vivo e se deixar levar pelas imagens. Então aproveite! A mostra desses trabalhos pode ser vista até dia 3/setembro no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Crystal.

Mundo Centro Europeu
Charly Techio
Charly Techio Seguir

Supervisora do Curso de Fotografia. Professora de Foto Arte e Técnicas Básicas. Fotógrafa e artista visual. Trabalha com fotografia autoral há mais de dez anos, com exposições em várias cidades do Brasil, Nova Iorque, Helsinque e Berlim.

Ler matéria completa
Indicados para você