Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Fotografia Autoral

A Fotografia Autoral
Charly Techio
jul. 30 - 2 min de leitura
000

Como fotógrafos, temos várias áreas nas quais podemos nos dedicar, mas a fotografia autoral é especialmente encantadora. É aquela que você faz por amor, por ímpeto, por obsessão. 

Na fotografia autoral reside aquela vontade de criar que faz com que você se mova para lugares que não iria normalmente, ou acorde em horários inimagináveis para conseguir a luz certa.

Nela, o visor da câmera é a tela em branco, onde o artista cria a imagem que quiser, dando sentidos diversos a cena capturada. E o resultado pode ser documental, social ou imaginário, o importante é se expressar e mostrar seu modo de ver o mundo.

Temos um curso dedicado a autoria de imagens no Centro Europeu, e os projetos realizados pelos alunos nos levam a ver através de seus olhos, com as temáticas escolhidas por cada um, partindo de seus interesses pessoais.

O Aurelio Peluso criou uma apresentação inusitada de seu projeto "Para lá, onde" sobre religiosidade, com fotografias de Aparecida do Norte. Nele vemos a importância da apresentação como complemento do conceito. Aurelio apresenta imagens fortes e belas em pequenos monóculos, nos trazendo para a intimidade da fé de cada um. 

O trabalho "Hidden - oculto à primeira vista" da Ariane Labre flerta com a natureza em detalhes quase como  recortes de pele, costurando cenas de um microcosmo através de texturas e cores num painel de grande proporção.

Com um olhar mais documental, mas não convencional, "Caranguejeiros" de Andre Pessoa nos mostra a vida dos pescadores de caranguejo do litoral do Paraná, num preto e branco inspirador, com a beleza de cenas que passam despercebidos no dia a dia dos trabalhadores.

E por fim, Dani Leela nos apresenta em "Feminino Essencial" a delicadeza e a força desses corpos tão retratados na arte, e por ela inseridos na floresta como que numa comunhão entre a mulher e a mãe natureza.

E assim vemos que o olhar particular se destaca na fotografia, que um trabalho autoral vai além do clique, que a forma de expor acrescenta no conceito final, e nada como ver isso ao vivo e se deixar levar pelas imagens. Então aproveite! A mostra desses trabalhos pode ser vista até dia 3/setembro no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Crystal.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você