[ editar artigo]

10 dicas rápidas para se tornar um Freelancer de sucesso

10 dicas rápidas para se tornar um Freelancer de sucesso

Uma nova realidade econômica pede novos modelos de trabalho. Trabalhar como freelancer pode não ser tão novo, mas a demanda por formatos mais flexíveis hoje cresce mais do que nunca. ;)

 

Se você é um desbravador de mundos, gosta de transitar no mercado de trabalho ou não se contenta com uma rotina fixa de trabalho, é bem provável que você tenha o espírito freelancer de ser.

O freelancer, outrora chamado de autônomo ou profissional liberal, está cada vez mais requisitado pelas empresas. Um profissional que executa uma função dentro de um prazo fechado e que pode trafegar em várias corporações e meios.

Mas mesmo alguém com espírito freelancer, precisa entender algumas coisas que vão facilitar no processo de transição de carreira.

 

DICA 01 - FAÇA O MEI - MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Ter um MEI é a primeira coisa que você deve fazer, você precisa deixar de lado o seu CPF e aderir o CNPJ. O MEI possibilita você de emitir Nota Fiscal, o que é uma obrigação para quem quer atender empresas grandes.

Você pode fazer o MEI no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

 

DICA 02 - FAÇA CONTRATO DE PRESTADOR DE SERVIÇO

É muito importante que você tenha um contrato de prestador de serviço, isso assegura você e a empresa que irá te contratar. Como você é um profissional liberal, não ter um contrato pode te causar infortúnios com prazos, valores, horas de serviço. Converse com um advogado para que ele molde um contrato para você.

 

DICA 03 - DETERMINE SEU VALOR HORA

Essa é uma das maiores dificuldades que você encontrará - Quanto custa meu trabalho? - Para determinar o valor hora você precisa saber o salário da sua área atualmente, então você vai entender quanto está custando a “Mão de Obra”, agora, se você tem materiais, custo de espaço, transporte (por causa do trabalho), isso também deve ser levado em consideração. Determinar o valor hora pode levar tempo e aos poucos pode haver reajuste, isso te ajudará a fazer um orçamento justo.

 

DICA 04 - VOCÊ É O COMERCIAL, O ATENDIMENTO, O DESPACHANTE, etc.

Quando você vira freelancer, você ganha várias funções que não estavam relacionadas somente à sua área. Por exemplo, se você se tornou fotógrafo freelancer, você não vai só fotografar, muito pelo contrário, você terá que ir atrás de clientes, negociar, fazer reuniões, gerenciar a empresa, custos, planilhas, além de fazer seu próprio marketing pessoal.

 

DICA 05 - MARKETING PRA TODO LADO

Esqueça os cartões de visita. Só existe um jeito de você conseguir clientes: fazendo o seu próprio marketing. Talvez você não goste de se expor, mas usar as redes sociais é essencial para que a gente conheça seu trabalho. Em média, 80% dos meus clientes vêm das redes sociais. Participar de grupos ajuda a conhecer as oportunidades existentes, muitas pessoas divulgam que precisam de um serviço em algum grupo e quem chegar primeiro ganha.

Muito cuidado com o que publica, quando você se torna um profissional autônomo, as pessoas também vão te seguir no seu perfil pessoal e você pode prejudicar a sua imagem. Você agora é uma vitrine da seu próprio negócio.

 

DICA 06 - RELACIONAMENTOS DURADOUROS E FELIZES

É muito importante ter um bom relacionamento com muitas pessoas e das mais diversas áreas. Não se engane, se relacionar SOMENTE com pessoas da sua própria área é um erro muito grave, afinal, de certa forma, vocês são concorrentes. Você precisa estar no meio de várias, uma dica é se instalar em um coworking, onde é possível encontrar vários outros profissionais que podem precisar do seu serviço. Porém, é bom ter contato com profissionais de áreas correlatas. Vou usar o fotógrafo como exemplo novamente. Se um fotógrafo fizer contato com outro fotógrafo, será para trabalharem juntos em algum projeto ou, em um caso mais difícil, para indicar para outro projeto que este não pode fazer ou não está interessado, mas se um fotógrafo criar contato com um webdesign ou um Cinegrafista, eles podem e vão somar forças em vários projetos.

 

DICA 07 - AGENDA ORGANIZADA É VIDA

Você pode não acreditar, mas uma hora sua agenda vai ficar uma loucura e com facilidade, no início você se anima “Nossa, uma agenda cheia, que incrível”, mas aos poucos ela se tornará um infortúnio. Logo uma reunião pode atrapalhar sua produtividade, você ter aceitado um projeto longo pode interromper vários outros legais que surgirão e por aí vai. Cuidado com a sua agenda, mantenha ela em ordem e lembre de colocar horário de almoço e de não sobrecarregar tudo.

 

DICA 08 - EVITE OS CLIENTE RUINS

Nem todo mundo é seu cliente. Eu sei, é difícil, você precisa pagar as contas e está com sangue nos olhos para fazer seu nome. Vou te dar um tempo para pensar no que eu disse (pausa para refletir)

 

… …. … … … … … … …

 

 

Refletiu? Nem todo mundo é seu cliente. Existem clientes terríveis, que vão consumir sua energia, até vital, no projeto que te encarregaram, não vão pagar muito, vão lotar seu celular de mensagens, vão sobrecarregar seu email, pedir mil alterações no projeto. Então é importante entender bem como será o projeto, ter um contrato MUITO BEM ESTABELECIDO e cobrar horas extras, isso é bem importante. Foque nos bons clientes, faça um pós-projeto ótimo para esses, envie emails sobre novidades no seu serviço, mantenha-os atualizados.

 

DICA 09 - CRIE UM PORTFOLIO SENSACIONAL

Currículo não existe mais, você agora precisa ter um portfolio. Um site ajudaria com isso, não precisa ser um site caro, só precisa de um local onde você possa hospedar as infos dos projetos que já fez, mostrar a sua carteira de clientes. Por exemplo, se atendeu alguma empresa grande, mostre pra todo mundo, isso gera confiança no seu trabalho. Atualize seu portfolio com frequência e mantenha seus clientes atualizados disso. Divulgue nas suas redes para prospectar mais clientes.

 

DICA 10 - SER FREELANCER NÃO É BICO

Depois de tudo isso, espero que não ache a função do freelancer como um bico. É o seu serviço, o seu trabalho, o seu negócio, tão grande quanto qualquer outro. Valorize tudo o que você faz para conquistar seus objetivos e evoluir a sua carreira. O primeiro ano sempre será o mais complicado, mas se você seguir essas dicas, verá um futuro promissor para o seu negócio.

Bem vindo ao mundo Freelancer.

Mundo Centro Europeu
Ler matéria completa
Indicados para você